O que é um inventário de TI e por quais motivos preciso ter?
Todos nós sabemos que ter uma gestão de TI eficiente dentro da empresa, te deixa despreocupado e focado em áreas que requer mais da sua atenção.
Entretanto para ter isso, é preciso utilizar os melhores pilares da tecnologia da informação e um deles é o inventário de TI. É uma prática bastante importante dentro das corporações, onde se faz um levantamento de todos os softwares e hardwares que a empresa tem em seu ambiente corporativo, tendo como principais benefícios:
- SUPORTE E GARANTIA
Quase todos os equipamentos e softwares quando comprados, possuem uma data de término da garantia e suporte do fabricante.
É de extrema importância que a equipe de TI tenha esse controle, para que as licenças estejam sempre atualizadas e não prejudicar a operacionalização da empresa.
2. VIDA ÚTIL DOS EQUIPAMENTOS
Fazer manutenções corretivas e preventivas são essenciais em um parque de TI. Geralmente equipamentos dessa estrutura são caros e requerem uma atenção mais especial, além de identificar o consumo de energia por exemplo ou se estão sendo subutilizados.
- 3. ANTECIPAÇÃO DE PROBLEMAS TÉCNICOS
- Dentro do inventário é possível identificar gargalos na operacionalização de um determinado equipamento e o status de alguns softwares. Isso ajuda na detecção de possíveis problemas com antecedência e evita paradas repentinas.
A vantagem é que esse pilar da tecnologia, permite compilar informações no sistema fazendo um raio-x de toda a sua estrutura. Manter um inventário de TI é prevenção contra custos no futuro, visto que ser pego de surpresa não é legal e muitas vezes o prejuízo é significante. Assim, fica mais fácil identificar a hora de fazer manutenções, renovação de licenças e outras ações futuras.
Comments
- No comments found
Leave your comments